A escolha da pedra para a bancada é uma decisão importante ao se pensar na reforma de uma cozinha planejada, mas é necessário se atentar a alguns aspectos ao fazer essa escolha.
O mercado atualmente oferece uma vasta seleção de modelos de pedras, tanto naturais quanto artificiais, ideais a serem utilizadas em bancada para cozinha. No entanto, além da estética e do preço, é fundamental considerar a resistência a manchas, abrasões, impactos de calor e facilidade de manutenção ao fazer sua escolha.
Com uma variedade de opções, como mármores, granitos, quartzo, Dekton, lâminas e rochas naturais, é normal ficar em dúvida com relação a melhor opção a se escolher.
Mas não se preocupe!
Estamos aqui para te mostrar os 5 tipos de pedras ideais (e mais utilizadas) para se usar em cozinhas.
01. Granito
Dentre todos os tipos, o granito é a pedra mais indicada para ser utilizada em bancadas de cozinha. Isso porque ela tem uma maior resistência a riscos e arranhões além de ser de fácil manutenção e recuperação quando necessário.
Em outras palavras, o granito é pau para toda obra rsrs, além de terem os preços mais acessíveis do mercado.
É uma ótima opção para quem busca o melhor custo benefício com relação a durabilidade e preço.
Para aqueles que não gostam do aspecto de pintinhas característico dos granitos, é possível adotar o acabamento escovado.
Aqui estão alguns tipos de granitos:
02. Mármore
Pode-se dizer, que a grande vantagem dos mármores é a sua beleza. Esse material transmite requinte e salta aos olhos de muitas pessoas.
Ele possuí o custo mais elevado e, por muito tempo, seu uso foi evitado em cozinhas, por ser um material com alta porosidade e de alto desgaste.
Mas, para a alegria dos fãs do mármore, hoje em dia existem processos de impermeabilização feitos neste tipo de material, para que se tornem mais resistentes aos intempéries externos da cozinha.
Aqui estão alguns tipos de mármore:
03. Quartzo
As bancadas em quartzo são compostas de 94% de quartzo natural e 6% de resina, fazendo com que sua superfície seja não porosa e seja altamente resistente a manchas, riscos e cortes. Além disso, as bancadas de cozinha em quartzo possuem fácil manutenção e limpeza.
Esse tipo de pedra possui acabamento liso, uniforme e homogêneo, e é um dos queridinhos dos arquitetos, e mais vendidos pelas marmorarias.
Aqui estão alguns tipos de bancadas em quartzo:
04. Quartzito
Pedras compostas por quartzito, têm como características: a firmeza, alta durabilidade e resistência a riscos e calor, oferecendo um mix perfeito de beleza e qualidade para ser usada em bancadas de cozinha.
Esse tipo de pedra pode assumir diferentes cores, padrões e texturas de acabamento, como: polido, levigado, escovado, flameado ou mesmo bruto, agradando aos mais variados gostos.
Seu preço é mais elevado que as opções trazidas anteriormente.
Aqui estão alguns tipos de quartzito:
05. Pedras sintéticas
Diferente das anteriores, as pedras sintéticas, não possuem nenhum tipo de porosidade e a sua absorção a líquidos é também praticamente inexistente, o que faz com que a sua resistência seja superior em todos os quesitos, e que sua limpeza seja mais fácil e prática com relação as pedras de origem natural, exigindo menos cuidados.
Para quem busca uma pedra para ficar exposta ao sol, esse tipo é o ideal, pois aguenta altas temperaturas.
Por serem industrializadas, esse tipo de pedra pode ter as mais diferentes cores, padrões e estampas.
Os custos deste tipo de material também são muito mais elevados.
Silestone, Dekton, Sensa e Scalea são linhas que fabricam pedras sintéticas.
Aqui estão alguns tipos de pedras sintéticas:
Eai, qual das opções você mais gostou?